TdM Trail dos Morcegos

TdM Curto

FICHA TÉCNICA

Distância: 18,1 km
Desnível: 840 m D+ / 1150 m D-
Data partida: 24/09/2022
Hora partida: 10h00m
Tempo limite: 5h00 META / 3h00 PAC2
Local partida: Merendário do Charquinho das Moças (Covoada)
Local chegada: Centro Social e Paroquial Nossa Senhora das Neves (Relva)
Pontos ITRA: 0 (zero)
Máx. participantes: 200

A prova integra:
Circuito Jovem – Série 150 (ATRP)
CTSMI Trail Curto (AASM)

PERCURSO E PERFIL

AVISO: O percurso do TdM Curto atravessa alguns trilhos e caminhos em propriedades privadas e a sua passagem só está autorizada para o dia da prova. Pelas razões que se compreendem, o MTC agradece que, nos treinos e reconhecimentos para a prova, seja respeitada a decisão dos proprietários, optando por percursos alternativos que não ponham em causa a realização do evento.

ABASTECIMENTOS

PAC2 – Miradouro da Vigia da Baleia (5,7 km – aprox.) – SÓLIDOS E LÍQUIDOS
PAC3 – Alminhas da Rocha (13,9 km – aprox.) – SÓLIDOS E LÍQUIDOS

MATERIAL OBRIGATÓRIO

1. Dorsal visível
2. Telemóvel com bateria e saldo suficientes para efetuar a totalidade da prova
3. Apito
4. Reservatório(s) com capacidade total mínima de 0,5L com água ou bebida isotónica
5. Manta de sobrevivência

DESCRIÇÃO

A prova mais longa do Trail dos Morcegos é designada por TdM30 e tem a distância de 31,4 km. A partida vai ser dada às 08h00m do dia 10 de outubro de 2021 na Igreja de Santa Luzia, situada na freguesia das Feteiras.

Após a partida, os participantes seguem por estradas da freguesia até iniciarem a subida em direcção à zona protegida da Serra Devassa. Passando por caminhos agrícolas e por zonas técnicas, os atletas atravessam a entrada da Lagoa do Canário e viram à direita, entrando no trilho oficial PRC05 SMI, onde aos 7,2 km atingem o ponto mais elevado do percurso, o Pico das Éguas, que se situa aos 873 m de altitude. Seguidamente passam por um magnífico trilho situado ao lado da Lagoa Rasa da Serra Devassa e que termina numa zona técnica de acesso às Lagoas Empadadas. Nessa zona, de pleno contacto com a Natureza, e aos 9,3 km de prova, está instalado o PAC1.

Depois, e após uma ligeira descida técnica, os inscritos iniciam nova subida, desta vez em direcção ao Pico do Carvão que fica situado aos 813 m de altitude. Após este local elevado do percurso, os participantes percorrem uma parte da prova composta por estradas largas em terra, trilhos técnicos e algumas pastagens até à zona do Miradouro da Vigia da Baleia das Feteiras, situada aos 19 km, onde se situa o PAC2.

Depois do abastecimento iniciam a descida da Rocha das Feteiras por uma estrada larga em terra para, seguidamente, começarem a subida em trilho técnico da Rocha Quebrada. No final da subida viram à direita, entrando no Caminho Velho da Relva, uma estrada longa em terra que os vai guiar até ao PAC3, localizado nas Alminhas da Rocha, sendo que nesta fase os atletas já têm percorridos 27,2 km.

Após o abastecimento viram à direita, principiando o trilho oficial PRC20 SMI que os vai levar, sensivelmente, até ao nível do mar. Nesse momento invertem o sentido e encetam a subida da Rocha da Relva que os vai trazer novamente à zona das Alminhas da Rocha. Nesse local cortam à direita, prosseguindo o restante do Caminho Velho da Relva até alcançarem a meta que fica situada aos 31,4 km e que se encontra instalada no Centro Social Paroquial Nossa Senhora das Neves, situado na freguesia da Relva.

Scroll to Top

LOGIN

everything's where you left it.