APRESENTAÇÃO

O Desafio Vertical (DV) é um evento de trail running que surgiu através da ideia de um dos primeiros elementos da equipa, Carlos Figueiredo. Ele, em conjunto com a Câmara Municipal de Lagoa, decidiu organizar um evento que visava fomentar a atividade física e mostrar alguns dos bonitos trilhos do concelho de Lagoa. A ideia do nosso ex-atleta era dar um carácter competitivo e divertido ao evento, permitindo que se articulasse o lado desportivo do trail running com a vertente lúdica e de lazer ao percorrer trilhos na freguesia de Água de Pau.

Esta prova tem uma particularidade interessante e que não é muito comum acontecer nas provas de trail running que se desenrolam por esse mundo fora, dado que o arranque dos atletas para o evento funciona em formato de contra-relógio, ou seja, não existe uma partida única e cada elemento parte com um determinado horário que é diferente de qualquer outro participante. Atualmente, o evento faz parte do Campeonato de Trail de Ilha de São Miguel.

1ª EDIÇÃO (2019)
A 1ª edição do evento realizou-se no dia 14 de Abril de 2019 e neste ano o diretor de prova foi o Carlos Figueiredo. A prova contou na totalidade com 80 atletas inscritos e apresentou três percursos: DV Longo, DV Curto e DV Jovem. O DV Longo contou com cerca de 65 participantes e realizou-se através de um traçado linear com 12km entre a Baixa d´Areia e o Pico da Barrosa, englobando passagem pelo trilho das Pedras Brancas. O DV Curto ligou a Baixa d´Areia a Água de Pau através de um percurso com 8 km, tendo estado presentes apenas 5 elementos. O trajeto desenrolou-se, essencialmente, por trilhos situados na vila e serra de Água de Pau. O percurso para os mais jovens contou com cerca de 10 atletas inscritos e uniu a Baixa d´Areia a Água de Pau, num circuito desenhado especificamente para os mais pequenos.
2ª EDIÇÃO (2022)

Após dois anos de interrupção provocados pela pandemia COVID-19, no dia 16 de Abril de 2022, realizou-se a segunda edição do Desafio Vertical. A responsabilidade de ser o diretor de prova ficou a cargo do Luís Godinho. Nesta edição, que contou com a presença de 110 atletas, existiram duas provas de caráter competitivo: DV Longo e DV Curto. O percurso do DV Longo foi de, aproximadamente, 24km com partida na Baixa d´Areia e incluiu passagens em locais caraterísticos do concelho de Lagoa, nomeadamente, o miradouro do Monte Santo, o trilho das Pedras Brancas, o Pico da Barrosa e a Janela do Inferno. A meta ficou instalada no centro da vila de Água de Pau e estiveram presentes, sensivelmente, 50 participantes. Quanto à prova de menor distância, DV Curto, a partida e a chegada foram, também, na Baixa d´Areia e no centro da vila de Água de Pau, respetivamente. Mas como se tratava de uma prova de 13km, apenas incorporou passagens pelo Miradouro do Monte Santo e pelo trilho das Pedras Brancas. Relativamente ao número de elementos presentes na prova mais curta, o valor cifrou-se pelos 60 atletas.

Scroll to Top

LOGIN

everything's where you left it.